quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Soy Cuba

5 dias inteiros dentro de uma sala de edicao! E o filme está terminado. Satisfacao. Um documentário redondo, com uma história pra contar. Tive a experiencia fantástica de compor também a música para o filme. Eu, minha guitarra, dentro de um estúdio de primeira. Bacana demais!
Estou agora em férias. Sol, piscina e um sorriso travado no rosto. Minha Jornada em Cuba e pelo Cinema já está nos finalmentes. Dia 2 estou de volta...
abs!
ps. depois de uma hora de lutas e cabelos puchados, nao consegui postar uma foto sequer. A noite terei um outro embate com essa máquina preguicosa...

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Telegrama

Santo Antonio - CUBA.

Sinto-me VIVO! *Ponto* Feliz como nunca! Fazer e pensar Cinema é o que me deixa mais eufórico, pleno *Ponto* Dirijo agora um DOC que acredito, com uma pintor de um povoado próximo. BISCOITO FINO. Com uma equipe de profissionais com quem tenho aprendido enormemente.

*Parágrafo*

Outro dia ouvia a cancao Sabiá com um amigo do nosso Brasil *Ponto* Chorei muito. Um choro de saudades, nao de tristeza.

Meu mais sincero abs a todos. SAI DA FRENTE! VAMOS QUE VAMOS!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

E.I.C.T.V

COMPANHEIROS!
Desculpem minha ausencia por tantos dias. Estou já na Escola de Santo Antonio! O uso de internet é gratuito, mas a ¨navegacao¨ (que horrível uso do termo ) é tao lenta como nos tempos de Napster. Estar postando pouco nem é uma questao de falta de paciencia, mas de sanidade mental. É muito - desesperadamente- lenta.
Mas de resto tudo excepcional. Acertei o alvo em cheio quando escolhi realizar este curso. Nesta Escola. Boas aulas, companheiros de classe da melhor categoria. Uma estrutura, tirando a internet pré-histórica, claro, que me surpreendeu.
Tenhos aulas e producao (o curso inclui a realizacao de um DOC) de manha até a noite, com festa nas madrugadas. Puxado. Mas tem sido muito enriquecedor. Estou mergulhando! Vendo dois, tres filmes por dia.
No próximo post, trarei o violao para tocar enquanto aguardo este computador arisco ser mais veloz comigo, e prometo pelos menos uma foto.
Abracos.
ps. Meus cachos seguem vigorosos... Aproveito a oportunidade para agradecer novamente a competencia do meu cabelereiro. Latino é o seu nome. Bom trabalho, cara!
ps2. Vejam se o filme italiano GOMORRA ainda está nos cinemas. Vi o filme por aqui. Filmaco!
ps3. Nao, nao recebo nada pela divulgacao do filme...

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Luz, Camera!

Júlio e sua esposa. Trocamos amenidades ouvindo música de primeira no Habana Club


No dia seguinte, fui conhecer a pizzaria onde Júlio cozinha. Uma pizza banhada a um óleo transbordante, mas saborosa.

Almocei vários dias na casa de Ilda e René. Ilda tenta há oito anos visitar sua filha e genro na Espanha. OITO! E Fidel nao lhe dá o visto...


Meus anfitrioes, Víctor e Zoe. Os cafés da manha dessa senhora foram os responsáveis pelo quilos a mais que levo comigo de Havana...

Los Cines

Há uma oferta razoável de salas de cinema aqui em Havana. Cadeiras ás vezes rasgadas, um leve cheiro de mofo. Mas faz parte. Espacos gigantescos com mais de 1000 lugares. Nas salas do centro pude ver filmes franceses, españois e também o filme cubano que é sucesso absoluto junto ao público, El Corno de la Abundancia. Uma comédia de costumes em que o público gargalhava, aplaudia. Os cubanos se viam representados na tela.
Passei várias tardes também na Cinemateca de Havana, o Cine Chaplin. Tive a sorte de justo nas duas semanas em que aqui estive, haver uma restrospectiva dos 50 anos do Instituto de Cinema de Cuba. Com um panorama das mais significativas obras feitas na ilha. Deu para conhecer alguma coisa...

Talvez o maior cinema da ilha. Sessoes sempre lotadas para ver El Corno de la Abundancia

Grande e onipresente Chaplin!

Embarco logo menos para Escola de Cinema em Santo Antonio... Meu curso comeca segunda agora!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Español

O maior barato de se falar outra língua é que parece que um ´outro´ de voce vem a tona. Devem ter estudos sérios a respeito. Vivo e falo por aqui como se estivesse dentro de um filme cubano. É bem divertido.

Numa escala que eu mesmo inventei e que vai do nível 1 ao 5, meu español anda lá pelo nível 3... O nível 1 é aquele em que voce fala como um homem das cavernas:`Aahhh, Siii... Yooo noo...´ O nível 2 é para classificar o que eu chamo de ´español macarrônico´. Em que eu, nao sei bem ainda porque, pronuncio meu español com sotaque de italino! ´Mas sí, claaro! Vamo vamo!´ Acho que isso é culpa da família Corleone e da Anna Magnani, grande atriz dos tempos de Neo-Realismo. Italianos que eu cresci ouvindo e meu cérebro deve arquivado tudo junto na pasta de ´sotaques estrangeiros´.

Meu objetivo até terminar esta viagem é chegar ao utópico nível 5! Que é conseguir brigar com um taxista da ilha sem gaguejar ou errar uma palavra sequer. Vamos que Vamos!

Os principais responsáveis por meu ´español macarrônico´

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Buena Vista Havana Club!

Ainda estou no Pré I em termos de música cubana. Mas já consigo dublar uma meia dúzia de clássicos. ´Hasta siempre Comandante´, ´El Carretero´, ´Dos Gardenias´ e outras... Ouco-as saboreando alguns mojitos, e me sentindo o próprio Ernest Hemingway em Cuba.



Ouco esses feras quase toda noite. Música de primeira.




O flautista e Show-Man da banda. Nao contem pra ele, mas se reduzisse um pouco a altura do sopro de seu instrumento a banda ia ficar mais redonda...

Los Menudos Caribenhos!

Atendendo a pedidos. E a estrondosa boa recepcao da primeira aparicao pública de Los Menudos Caribenhos, seguem mais algumas imagens do grupo que promete sacudir os ventos da música Latina. Em breve, lancaremos nossa primeira cancao no Youtube. ´´Por ti, compraría todo el Mundo. La malvinas incluyedo.´´




O primeiro da esquerda para a direita.
Nome. Juán
Sobrenome. Sí Como No.
Signo. Cancer, com ascendencia no cometa Halley.
Hobby. Cantar e namorar. Gosta também de brincar com seu caozinho, Fidelito.

O segundo da direita para esquerda.
Nome. Pablo
Sobrenome. Escobar Nieto.
Signo. Sagitário, com descendencia desconhecida.
Hobby. Sofrer por amor.



O primeiro da direita para o outro lado.
Nome. Ringo.
Sobrenome. Estrela del Malecón
Signo. Desconhecido. Povavelmente gemeos. Ou Virgem. Talvez os dois...
Hobby. Fazer compras e meditar sobre a existencia.

Contatos para Shows. Aqui mesmo no BLOG.